OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
Apresentado inicialmente à FINEP no âmbito do PRONEX (Programa de Núcleos de Excelência), o projeto recebeu aprovação para ser desenvolvido nos períodos 1998-2003 e 2003-2006. Vinculou-se, a seguir, ao Programa Institutos do Milênio do CNPq com atividades aprovadas para o período 2006-2008, sob coordenação na PUC/SP da Profa. Lucia Maria Machado Bógus (Grupo de Pesquisa com certificação PUC-SP e CNPq) e coordenação nacional do Prof. Luiz César Queiroz Ribeiro do IPPUR/UFRJ. Participa, atualmente, do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), com apoios do MCT, CNPq e FAPERJ.
O Observatório das Metrópoles constitui uma rede de investigação e monitoramento da realidade social que reúne pesquisadores de instituições dos campos universitário, governamental e não-governamental de 13 metrópoles e uma aglomeração urbana, a saber, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém, Vitória, Baixada Santista e a aglomeração urbana de Maringá. Seu principal objeto é identificar as tendências convergentes e divergentes entre as metrópoles brasileiras, geradas pelos efeitos das transformações econômicas, sociais, institucionais e tecnológicas por que passou o país ao longo dos últimos 30 anos. Além dos objetivos acadêmicos, o Observatório das Metrópoles alia suas atividades de pesquisa e ensino à realização de atividades que auxiliam os atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas. Possui também importante intercâmbio com pesquisadores de universidades do Chile, Argentina, México, Portugal, Espanha e França, por meio de convênios e acordos de cooperação, que incluem o intercâmbio de alunos e professores e a realização de estudos comparativos.
No âmbito nacional, os pesquisadores reunidos nos diferentes Observatórios Nacionais vêm realizando pesquisas sobre os seguintes temas: (1) avaliação das tendências mais recentes da hierarquia dos aglomerados urbanos, com funções metropolitanas, que compõem a rede urbana brasileira, bem como das diferenças existentes entre as regiões metropolitanas formalmente constituídas quanto ao grau de integração dos municípios nelas incluídos; (2) análise da estrutura social das metrópoles e suas transformações nos últimos 30 anos, e dos seus padrões de mobilidade social; (3) análise da organização social do território das metrópoles no plano intra-urbano e das tendências de divisão, segmentação e segregação residencial; (4) análise da governança metropolitana e dos regimes urbanos; 5) estudo dos processos migratórios nacionais e internacionais recentes.
No caso de São Paulo, além da participação, com análises comparativas, nesse conjunto de trabalhos, os pesquisadores têm subsidiado outras pesquisas, fornecendo as bases digitalizadas para o município de São Paulo, sobre as quais foi também mapeada a distribuição das atividades econômicas (Indústria, Comércio e Serviços) nos últimos vinte anos. O Núcleo é também responsável pela publicação dos Cadernos Metrópole, periódico científico, com indexação SciELo- A-1 na área de Sociologia- voltado à divulgação da produção acadêmica das áreas de Ciências Sociais, Planejamento Urbano e Regional e Demografia, disponível no site www.observatoriodasmetropoles.net.
O Observatório de São Paulo tem ainda se ocupado com atividades de formação e capacitação em nível de pós-graduação, oferecendo disciplinas no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP com a colaboração de professores de outras universidades brasileiras e estrangeiras, favorecendo a circulação de alunos e professores, graças aos convênios existentes entre as instituições participantes da rede nacional e outras instituições e programas no plano internacional, como é o caso do Programa Erasmus Mundus.
O grupo de pesquisadores do Observatório São Paulo é atualmente composto por oito pesquisadores principais, um bolsista de Iniciação Científica do Programa PIBIC/CNPq, um bolsista de apoio técnico, 3 doutorandos do PEPGCS, além de um pesquisador de pós-doutorado.
Coordenado pelas professoras Lúcia Maria Machado Bógus (Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP) e Suzana Pasternak (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) desenvolve pesquisa nas seguintes linhas temáticas:
Desigualdade socioespacial
Reconversão econômica da Zona Leste
Migração internacional, refúgio e novas territorialidades
População em situação de rua
Em 2014, instituiu o Observatório da Zona Leste, coordenado por Mônica de Carvalho e Clarissa Gagliardi, resultado da pesquisa realizada em rede nacional sobre “Metropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas nas metrópoles brasileiras”, projeto financiado pela FINEP.
Projetos em andamento:
“Territorialidades traçadas pelos fluxos cotidianos populacionais na cidade de São Paulo” – PIPEQ Temático PUC-SP (2016-2017)
“As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira” – INCT, MC&T, CNPq 2017-2020.
Publicação:
O Observatório das Metrópoles de São Paulo é também responsável pela publicação dos Cadernos Metrópole (www.cadernosmetropole.net/), Qualis-Capes A1, periódico indexado na Library of Congress de Washington e no SCIELO (www.scielo.br). Editores: Lucia Maria Machado Bógus e Luis César Queiroz Ribeiro.
Rua Monte Alegre, 984.
Perdizes – São Paulo
CEP: 05014-001
Tel: (11) 3670-8517
comunicacao@observatoriodasmetropoles.net
www.observatoriodasmetropoles.net
Conheça os Grupos envolvidos ou navegue pelos Produtos da Pesquisa