OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES

Os estudos realizados pelo Observatório das Metrópoles, núcleo de São Paulo, inserem-se em pesquisa nacional desenvolvida pela rede Observatório das Metrópoles. Possuem caráter comparativo e têm por objetivo principal a análise das desigualdades socioespaciais e a governança urbana em regiões metropolitanas brasileiras, a partir das duas últimas décadas do século XX. No caso do Observatório das Metrópoles de São Paulo, as análises focalizam especificamente a Região Metropolitana de São Paulo, com vistas à comparação com outras metrópoles estaduais e nacionais.

Apresentado inicialmente à FINEP no âmbito do PRONEX (Programa de Núcleos de Excelência), o projeto recebeu aprovação para ser desenvolvido nos períodos 1998-2003 e 2003-2006. Vinculou-se, a seguir, ao Programa Institutos do Milênio do CNPq com atividades aprovadas para o período 2006-2008, sob coordenação na PUC/SP da Profa. Lucia Maria Machado Bógus (Grupo de Pesquisa com certificação PUC-SP e CNPq) e coordenação nacional do Prof. Luiz César Queiroz Ribeiro do IPPUR/UFRJ. Participa, atualmente, do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), com apoios do MCT, CNPq e FAPERJ.

O Observatório das Metrópoles constitui uma rede de investigação e monitoramento da realidade social que reúne pesquisadores de instituições dos campos universitário, governamental e não-governamental de 13 metrópoles e uma aglomeração urbana, a saber, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém, Vitória, Baixada Santista e a aglomeração urbana de Maringá. Seu principal objeto é identificar as tendências convergentes e divergentes entre as metrópoles brasileiras, geradas pelos efeitos das transformações econômicas, sociais, institucionais e tecnológicas por que passou o país ao longo dos últimos 30 anos. Além dos objetivos acadêmicos, o Observatório das Metrópoles alia suas atividades de pesquisa e ensino à realização de atividades que auxiliam os atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas. Possui também importante intercâmbio com pesquisadores de universidades do Chile, Argentina, México, Portugal, Espanha e França, por meio de convênios e acordos de cooperação, que incluem o intercâmbio de alunos e professores e a realização de estudos comparativos.

No âmbito nacional, os pesquisadores reunidos nos diferentes Observatórios Nacionais vêm realizando pesquisas sobre os seguintes temas: (1) avaliação das tendências mais recentes da hierarquia dos aglomerados urbanos, com funções metropolitanas, que compõem a rede urbana brasileira, bem como das diferenças existentes entre as regiões metropolitanas formalmente constituídas quanto ao grau de integração dos municípios nelas incluídos; (2) análise da estrutura social das metrópoles e suas transformações nos últimos 30 anos, e dos seus padrões de mobilidade social; (3) análise da organização social do território das metrópoles no plano intra-urbano e das tendências de divisão, segmentação e segregação residencial; (4) análise da governança metropolitana e dos regimes urbanos; 5) estudo dos processos migratórios nacionais e internacionais recentes.

No caso de São Paulo, além da participação, com análises comparativas, nesse conjunto de trabalhos, os pesquisadores têm subsidiado outras pesquisas, fornecendo as bases digitalizadas para o município de São Paulo, sobre as quais foi também mapeada a distribuição das atividades econômicas (Indústria, Comércio e Serviços) nos últimos vinte anos. O Núcleo é também responsável pela publicação dos Cadernos Metrópole, periódico científico, com indexação SciELo- A-1 na área de Sociologia- voltado à divulgação da produção acadêmica das áreas de Ciências Sociais, Planejamento Urbano e Regional e Demografia, disponível no site www.observatoriodasmetropoles.net.

O Observatório de São Paulo tem ainda se ocupado com atividades de formação e capacitação em nível de pós-graduação, oferecendo disciplinas no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP com a colaboração de professores de outras universidades brasileiras e estrangeiras, favorecendo a circulação de alunos e professores, graças aos convênios existentes entre as instituições participantes da rede nacional e outras instituições e programas no plano internacional, como é o caso do Programa Erasmus Mundus.

O grupo de pesquisadores do Observatório São Paulo é atualmente composto por oito pesquisadores principais, um bolsista de Iniciação Científica do Programa PIBIC/CNPq, um bolsista de apoio técnico, 3 doutorandos do PEPGCS, além de um pesquisador de pós-doutorado.

Coordenado pelas professoras Lúcia Maria Machado Bógus (Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP) e Suzana Pasternak (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) desenvolve pesquisa nas seguintes linhas temáticas:

Desigualdade socioespacial

Reconversão econômica da Zona Leste

Migração internacional, refúgio e novas territorialidades

População em situação de rua

Em 2014, instituiu o Observatório da Zona Leste, coordenado por Mônica de Carvalho e Clarissa Gagliardi, resultado da pesquisa realizada em rede nacional sobre “Metropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas nas metrópoles brasileiras”, projeto financiado pela FINEP.

Projetos em andamento:

“Territorialidades traçadas pelos fluxos cotidianos populacionais na cidade de São Paulo” – PIPEQ Temático PUC-SP (2016-2017)

“As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira” – INCT, MC&T, CNPq 2017-2020.

Publicação:

O Observatório das Metrópoles de São Paulo é também responsável pela publicação dos Cadernos Metrópole (www.cadernosmetropole.net/), Qualis-Capes A1, periódico indexado na Library of Congress de Washington e no SCIELO (www.scielo.br). Editores: Lucia Maria Machado Bógus e Luis César Queiroz Ribeiro.

Acesse os produtos

PRODUTOS DA PESQUISA

Artigos, fotografias e vídeos

EQUIPE

Lucia Maria Machado Bógus

Coordenadora | Lattes

Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970), é mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutora em Arquitetura (mais...)

Suzana Pasternak

Coordenadora | Lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(1966), graduação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(1970), especialização em Urbanismo (mais...)

Clarissa M. R. Gagliardi

Pesquisadora | Lattes

Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP (1994). Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas (2002) e doutora em Arquitetura (mais...)

Marisa do Espírito Santo Borin

Pesquisadora | Lattes

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), mestre (1995) e doutora (2003) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Atualmente é professora assistente (mais...)

Dulce Maria Tourinho Baptista

Pesquisadora | Lattes

Socióloga pela Universidade Federal da Bahia, possui especialização pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Serviço Social e doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. (mais...)

Mônica Muniz Pinto de Carvalho

Pesquisadora | Lattes

Docente do Departamento de Sociologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Foi docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento (mais...)

Vera Lucia M. Chaia

Pesquisadora | Lattes

Vera Lucia Michalany Chaia concluiu o doutorado em ciencia politica pela universidade de sao paulo em 1991 e a livre-docência em 2000 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (mais...)

Carolina Teixeira Nakagawa Lanfranchi

Pesquisadora | Lattes

Atualmente Bolsista de Doutorado CAPE/PROSUP, Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (mais...)

Luís Felipe Aires Magalhães

Pesquisador | Lattes

Pós-Doutorando no Observatório das Metrópoles (PUC - SP). Mestre e Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Graduado em Economia pela UFSC (mais...)

Rafael Soares Serrao

Pesquisador colaborador | Lattes

Foi técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - (DIEESE) durante 11 anos, atuando nas áreas de assessoria sindical, pesquisa e educação sindical. Atualmente é (mais...)

Entre em contato com o grupo

Rua Monte Alegre, 984.
Perdizes – São Paulo
CEP: 05014-001
Tel: (11) 3670-8517
comunicacao@observatoriodasmetropoles.net
www.observatoriodasmetropoles.net

Conheça os Grupos envolvidos ou navegue pelos Produtos da Pesquisa