CIDADES E TERRITÓRIOS
CONTEXTO
O Grupo encontra-se em fase de reconhecimento junto ao Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da PUCSP, tendo em vista que a pesquisadora proponente teve recém-aprovada sua condição de professora do corpo permanente do referido programa, as atividades do Grupo de Pesquisa tiveram início em 2008, tendo sido devidamente cadastrado na plataforma CNPq, no âmbito do Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul, sob coordenação das professoras Dra. Dirce Koga (vinculada à instituição até junho de 2016) e Dra. Carola Arregui (como vice coordenadora e pesquisadora colaboradora).
Em 2010, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC/SP, no período 2012/2015 o Grupo participou da Pesquisa “Territórios urbanos e vínculos sociais: Presença no próprio bairro de recursos de proteção e reconhecimento social para fazer frente às incertezas da vida.” Tratava-se de um projeto de cooperação interuniversitária Brasil/França no âmbito do programa Capes-Cofecub, objetivando associar uma equipe brasileira de pesquisadores e uma equipe francesa que desenvolviam estudos no âmbito da política de proteção social particularizando a relação entre vínculos sociais e capacidade protetiva das famílias.
Também em parceria com o CEDEST (Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais – Parceria INPE/PUCSP) o Grupo CIDADES E TERRITÓRIOS participou da pesquisa Métricas territoriais de proteção social: a capacidade protetiva de famílias residentes em territórios precarizados de metrópoles. Com financiamento do PROADS/SUS e parcerias estabelecidas entre o Hospital Samaritano e a PUCSP (CEDEPEP), o projeto elaborou no período 2012/2015 o III MEIS – Mapa da Exclusão Inclusão Social da Cidade de São Paulo, a partir de dados secundários do Censo 2010 e fontes oficiais produtoras de dados da cidade de São Paulo pelos seus 96 distritos.
O Grupo desenvolveu no período de 2012/2015 a pesquisa São Paulo – Centro, que se constitui em projeto guarda-chuva do Programa de Mestrado em Políticas Sociais com foco na dinâmica socioterritorial da região central de São Paulo, expressa nos dados do último Censo do IBGE 2010. Todos os grupos de pesquisa do Programa participaram diretamente do projeto, e o Grupo Cidades e Territórios foi responsável pela coleta e sistematização dos dados secundários referentes aos distritos da área central. Deste projeto foram gerados pesquisas de iniciação científica, dissertações de mestrado em políticas sociais e projetos individuais de pesquisa apresentados junto a outras instituições de pesquisa.
Fluxos populacionais e acesso as políticas de assistôncia social e habitação
Telefone:
E-mail:
Facebook:
Site:
Endereço:
Texto retirado do site do grupo. Mais informações clique aqui.
Conheça os Grupos envolvidos ou navegue pelos Produtos da Pesquisa