Territórios e deslocamentos na cidade de São Paulo

Nesta linha temática, o grupo se propõe a pesquisar os territórios portugueses na cidade de São Paulo, a partir da análise da institucionalização dessa territorialidade focalizando a Casa de Portugal, Casa dos Açores e a Casa da Ilha da Madeira.

Para tanto, pretende-se recuperar a trajetória história destas associações (entendendo a prática associativa como uma prática de luta identitária), realizar entrevistas orais com imigrantes que ainda frequentam as associações rastreando trajetórias individuais e coletivas, contribuindo para um melhor entendimento da história, da memória e da cultura que se inscreveu no espaço urbano paulistano. Assim, espera-se, será possível compreender melhor como esses indivíduos colaboraram para as transformações na dinâmica urbana onde se inseriram.

Este projeto deriva e complementa as pesquisas em desenvolvimento com apoio do CNPq, CAPES e FAPESP e busca integrar uma abordagem histórica ao projeto maior.

PRODUTO DA PESQUISA
Acesse os produtos

PRODUTOS DA PESQUISA

Artigos, fotografias e vídeos

EQUIPE

Maria Izilda Santos de Matos

Pesquisadora | Lattes

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991), Livre docência (2016), pós doutorado Université Lumiere Lyon (mais...)

Nelly de Freitas

Pesquisadora | Lattes

Possuo uma gradução em História e Geografia pela Université Paris-Sorbonne (Na França corresponde ao DEUG- Diplôme d'Etudes Générales- 2000 e Licence em História e Geografia (mais...)

Leandro Rodrigues Gonzalez Fernandez

Pesquisador | Lattes

Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitario Ibero-Americano (2000), mestrado em Turismo pelo Centro Universitario Ibero-Americano (2003) e mestrado em Hospitalidade pela (mais...)

Elis Regina D´Angelo

Pesquisadora | Lattes

Pós Doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde cursou Mestrado e Doutorado em História nos anos de 2005 e 2011 respectivamente. Graduada em Turismo (mais...)

Entre em contato com o grupo

Texto informado pelo grupo. Mais informações entre em contato.

Conheça os Grupos envolvidos ou navegue pelos Produtos da Pesquisa