CENCIB

Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura

O CENCIB– Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP) constitui instituição acadêmica situada na área de Comunicação e voltada para (a) o desenvolvimento de estudos e pesquisas teóricas e (b) a produção avançada de crítica conceitual acerca da cibercultura, concebida de maneira ampla, como marco epistêmico referencial do contexto social-histórico, tecnológico e mediático contemporâneo, tal como delineado no presente Projeto. De caráter intra- e inter-institucional, vocacionado a intercâmbios nacionais e internacionais, o CENCIB configura espaço científico, intelectual e cultural comum a pesquisadores(as) e Grupos, Núcleos, Centros e Institutos de Pesquisa articulados em torno (a) de temáticas concernentes ao recorte mencionado, (b) da necessidade de inovação teórica, epistemológica e metodológica compatível com os princípios da interdisciplinaridade e (c) baseados preferencialmente em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Ciência da Informação, Semiótica, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Psicologia, Psicanálise, História, Educação, Artes, Literatura, Geografia e Economia.

SINOPSE DO PERFIL INSTITUCIONAL

Grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
Área de conhecimento específica: Comunicação.
Áreas de conhecimento afins: Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, Ciência da Informação, Psicologia, Psicanálise, Artes, Literatura, Educação, História, Geografia e Economia.

Campo temático nuclear:

(a) articulação, modulação e estruturação da existência humana pelas tecnologias e redes virtuais;

(b) especificidade da cultura e da vida social contemporânea, fincados nessas tecnologias e redes;

(c) relação entre ente humano, máquina e redes nesse contexto.

Palavras-chave: crítica; técnica, velocidade; comunicação, signo, significação; cibercultura, dromocracia, media interativos, informatização social; redes digitais, cyberspace; tempo real, virtualidade; existência, imaginário; violência; neo-utopias.
Key words: criticism; technic, velocity; communication, sign, signification; cyberculture, dromocracy, interactive media, social computerizing; digital networks, cyberspace; real time, virtualization; existence, imaginary; violence; neo-utopia.

Perspectivas teóricas contempladas: semiótica, fenomenologia, teoria crítica, psicanálise, sociopsicanálise, teoria do conhecimento e da linguagem, estudos culturais, pós-estruturalismo, teorias da cultura pós-moderna, neo-marxismo, teoria das mediações, crítica da técnica e das tendências tecnológicas, dromologia, biopolítica, sociologia e antropologia políticas da cultura mediática e outras modalidades independentes de crítica da organização atual da civilização.

Acesse os produtos

PRODUTOS DA PESQUISA

Artigos, cartogramas, fotografias e vídeos

EQUIPE

Eugênio Trivinho

Coordenador | Lattes

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e Assessor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP). (mais...)

Angela Pintor dos Reis

Pesquisadora | Lattes

Angela Pintor dos Reis é professora no Centro Universitário Senac, instituição na qual integra a Comissão Própria de Avaliação (CPA) como representante docente. (mais...)

Heloisa Prates Pereira

Pesquisadora | Lattes

Heloisa Prates Pereira é jornalista, professora e pesquisadora. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2014) (mais...)

Cláudia Ribeiro Monteiro Lopes

Pesquisadora | Lattes

Professora universitária. Publicitária. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (com bolsa CNPQ), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (com bolsa CAPES) (mais...)

Janaína Quintas Antunes

Pesquisadora | Lattes

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2017). Mestra em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie  (mais...)

Claudio Luiz Cecim Abraão Filho

Pesquisador | Lattes

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição (com bolsa CAPES)  e bacharel em Comunicação (mais,,,)

Deusiney Robson de Araújo Farias

Pesquisador | Lattes

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com apoio integral do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (mais...)

Heitor Pinheiro de Rezende

Pesquisador | Lattes

Possui 10 anos de experiência nas áreas de Mídia, Marketing e Pesquisa; doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São (mais...)

Érico de Paula Silva

Pesquisador | Lattes

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bolsista CAPES. Profissional de marketing por formação, com graduação, MBA e especializações na área. (mais...)

Mario Finotti Silva

Pesquisador | Lattes

Graduado em Publicidade e propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (1994). Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC - São Paulo. Área de Concentração - Signo e significação nos (mais...)

Entre em contato com o grupo

Rua Ministro Godoy, 969, 4. andar, bloco B, sala 4A-08, Perdizes, São Paulo/SP.
Tels. com.: 55 11 3670-8146
Site: www.cencib.org
e-mail:fale@cencib.org

Texto informado pelo grupo. Mais informações clique aqui.

Conheça os Grupos envolvidos ou navegue pelos Produtos da Pesquisa